18/01/2012

10 tecnologias revolucionárias que prometem mudar o mundo

Quem podia imaginar que há apenas alguns anos todos os cidadãos do mundo estariam conectados por meio da internet? Quem pensava que poderíamos entrar em contacto com pessoas que estão a milhares de quilómetros por meio de um pequeno dispositivo chamado smartphone? Com o tempo, essas tecnologias passaram a fazer parte do dia a dia, mas um dia foram propostas revolucionárias que ninguém tinha ideia de que poderiam resultar.


Hoje, a situação permanece a mesma e novos projectos que prometem mudanças disruptivas na forma como entendemos o mundo surgem, não só no campo tecnológico, como também na sociedade. Abaixo, veja uma lista de dez iniciativas que podem ser desenvolvidas no curto e médio prazos e que o alcance é imprevisível.

HoloDesk
Cientistas da área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Microsoft, composta por 300 pesquisadores e engenheiros, estão a trabalhar num projecto conhecido como HoloDesk que busca permitir que as nossas mãos interajam com objectos virtuais em três dimensões. Para fazer isso, a solução usa uma tela que projecta uma imagem 2D na área de visualização, enquanto as mãos são reconhecidas pelo Kinect, tecnologia já usada na consola Xbox 360.

PocketTouch
Outro projecto da Microsoft, neste caso chamado de PocketTouch, busca permitir que uma pessoa trabalhe com um dispositivo de toque (como smartphone ou tablet) por meio da roupa ou tecidos similares a partir do reconhecimento de gestos do usuário, que é captado por meio de um sensor.

Vermeer
Há um terceiro projecto conduzido pela empresa de Steve Ballmer chamado Vermeer. A proposta gira em torno de uma imagem 3D que responde ao toque, um projeto intimamente relacionado com o HoloDesk. A solução utiliza dois espelhos parabólicos para criar uma imagem em três dimensões sem óculos que pode ser utilizada pelas capacidades, novamente, do Kinect.

Watson
Talvez o Watson seja a iniciativa mais conhecida e com futuro comercial claro no curto prazo. O Watson foi a jóia da coroa do mundo de TI em 2011. Passou a ter esses status quando o supercomputador da IBM ganhou de humanos o game show Jeopardy. A tecnologia conta com uma inteligência artificial revolucionária que permite processamento de linguagem natural. A IBM já usa a tecnologia em várias soluções médicas para tratar o cancro e anunciou recentemente que deverá usar as capacidades do Watson nas suas soluções de análise em tempo real para grande volume de dados.

Programmable friction
A universidade British Columbia em Vancouver desenvolve o projecto da tecnologia. Trata-se de uma nova forma de resposta da tela de toque, usando pequenos discos mecânicos para vibrar o tablet ou o smartphone de modo que você sente o aparelho de maneira diferente, dependendo do que está fazendo com o dispositivo.

Robonaut
A Nasa e a General Motors estão a trabalhar num robô humanóide para ajudar os astronautas no serviço espacial. Seu nome é Robonaut 2 (R2) e as possibilidades são quase infinitas com ele. Actualmente, o robô está no espaço, mais especificamente na Estação Espacial Internacional.

Humvee convertible
O sector militar não está atrás no desenvolvimento de tecnologias inovadoras. A Defense Advanced Research Projects Agency desenvolve um Humvee [veículo de guerra] capaz de se mover tanto pelo ar, como pela estrada. O veículo tem quatro lugares, permitindo o uso de pequenas armas de fogo e pode rapidamente tornar-se um avião e voar sem o conhecimento específico da aeronáutica.

PC com energia solar
A Intel anunciou em Setembro de 2011 que tem vindo a trabalhar num processador de baixo consumo, eficiente o suficiente para ser carregado e executado a partir da energia solar. O projeto recebeu o nome de Claremont, um chip experimental que ainda não tem data de lançamento oficial ou qualquer planeamento para se tornar uma iniciativa comercial.

SuperHD
Os fabricantes Sharp e NHK trabalham num padrão de alta definição chamada Super Hi-Vision que oferece resolução 16 vezes superior em comparação com o atual HD 1080 polegadas. A sua comercialização não deve acontecer antes de 2020.

Robo Dog
Boston Dymanics e a mesma agência que está desenvolver o veículo Humvee estão a criar um cão robô que deverá ajudar soldados a carregar cargas pesadas em locais remotos, como as montanhas do Afeganistão.
O cão será equipado com um motor de combustão interno com potência suficiente para suportar uso por 24 horas. Ao que tudo indica, a primeira versão desse sistema será apresentada ao longo de 2012.

A maioria deste projectos podem parecer irreais e que nunca deixarão de ser...projectos mas, da forma e rapidez como a tecnologia tem vindo a avançar nos últimos anos, serão certamente uma realidade nos próximos tempos.


Fonte: Computerworld 

Sem comentários:

Enviar um comentário