31/12/2010

Buzz Marketing


Numa sociedade cada vez mais saturada e céptica à avalanche de publicidade convencional que é bombardeada, torna-se cada mais dificil capturar a atenção do consumidor. Torna-se então essencial para os profissionais de marketing realizarem acções diferentes e originais. São essas acções diferentes e originais que vão provocar o chamado Buzz Marketing.



Buzz, na sua tradução literal, significa zumbido, rumor ou murmúrio. Conforme Arthur D. Little, "trata-se de uma das novas estratégias de marketing que encoraja indivíduos da sociedade a repassar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. Como os vírus reais, tais estratégias aproveitam o fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas".



Enquanto que no marketing viral a mensagem é repassada através da internet, no buzz marketing a mensagem é repassada através das pessoas.
Podemos dizer então que, basicamente, o objectivo do Buzz Marketing, é fazer com que os consumidores disseminem uma marca ou produto entre si, transmitindo as vantagens ou beneficios da marca ou produto. No entanto, a empresa ou marca que provoca o buzz terá que ter muito cuidado com o efeito que a acção terá. Existe o risco de o impacto ou efeito ser negativo, e sendo assim, a imagem da empresa ou marca ser prejudicada a uma grande escala.

Sem comentários:

Enviar um comentário